Páginas

31 de mar. de 2011

AS ORGANELAS CELULARES


-Mitocôndrias:
   As mitocôndrias estão presentes no citoplasma de todas as células eucariotas (com uma única exceção num pequeno grupo protista, arquezoa, que ao longo da evolução perdeu a mitocôndria). Elas caracterizam-se por apresentar propriedades morfológicas, bioquímicas e funcionais específicas. As mitocôndrias são organelas muito móveis e plásticas, podendo mudar constantemente de forma e fundindo-se uma com as outras e se separando novamente. Sua membrana externa e interna é estruturalmente constituída de lipoproteínas.
  A mitocôndria apresenta seu próprio genoma (DNA), já que um dia foi uma bactéria que encontrou abrigo dentro de uma célula recebendo proteção e fornecendo energia (teoria endossinbiótica). Desse fato teria se desenvolvido o primeiro ser vivo eucarioto.
  O genoma das mitocôndrias é constituído por várias moléculas circulares de DNA e dentro de cada molécula, múltiplas cópias do mesmo gene, (o que garante uma grande aperfeiçoamento na produção de fatores importantes para a geração de energia – respiração celular).
  O DNA mitocondrial é de herança materna ou seja do ovócito que se desenvolve no óvulo e ao ser fecundado por um espermatozóide gera um zigoto, cujo genoma mitocondrial é totalmente materno. O espermatozóide, apesar de possuir inúmeras mitocôndrias, estas são destruídas quando ele penetra no óvulo. 

-Cloroplastos
  Os  cloroplastos são organelas celulares que estão presentes nas células das plantas, cianobactérias e algas. Sua função é produzir açúcar para a célula a qual pertence.
  Os  cloroplastos possuem  nas suas delimitações duas membranas: a externa é lisa e a interna possui várias dobras voltadas para dentro do cloroplasto.  Na membrana interna encontram-se os fotossistemas, com várias moléculas de clorofila. Essa tem faz a função de capturar os fótons dos raios solares e com eles unir moléculas de carbono, tendo como produto compostos ricos em energia. Como subproduto, libera oxigênio no meio externo. Assim acumulou-se o oxigênio na atmosfera.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário